O e-commerce B2B está ganhando cada vez mais força e adesão entre empresas e indústrias, dos mais variados segmentos de mercado. No desafio de continuar em constante crescimento, o comércio eletrônico é um canal essencial para muitas empresas que se encontram em processo de transformação digital, que procuram novas formas de chegar aos seus clientes e que pretendem atingir objetivos de desenvolvimento empresarial. 

As empresas do setor B2B adaptaram-se às novas exigências do mercado e à evolução do processo de compra. Como parte desse processo, o e-commerce tornou-se uma necessidade real para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

Pertencer a um e-commerce B2B é uma ótima maneira das empresas aumentarem sua visibilidade, obterem acesso a novos clientes e expandir seu alcance.

Personalização que se traduz em fidelização 

A retenção de clientes é maior por meio de um e-commerce  graças à possibilidade de personalizar o processo de compra. Através do e-commerce B2B você pode oferecer experiências de acordo com os interesses que seus consumidores demonstram quando navegam em seu site. 

Esta informação traduz-se numa oportunidade para desenvolver estratégias de fidelização, que lhe permitirão aumentar o nível de satisfação dos seus clientes e aplicar ações de cross-selling.

O que é e-commerce B2B?

O comércio eletrônico B2B (business-to-business) é a transação de bens ou serviços entre empresas por meio da Internet ou outras tecnologias digitais. No comércio eletrônico B2B, as empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas e não para consumidores finais.

Este tipo de comércio eletrônico é comumente utilizado para a compra e venda de matérias-primas, componentes e insumos necessários à produção e funcionamento das empresas. Alguns exemplos de e-commerce B2B incluem uma ferragem que compra materiais de construção, por exemplo, ou uma empresa de informática que compra materiais de escritório ou uma empresa de tecnologia que adquire softwares.

O e-commerce B2B pode reduzir os custos de transação, aumentar a eficiência e melhorar a satisfação do cliente, permitindo que as empresas comprem e vendam com mais rapidez e eficiência, além de oferecer maior transparência e acesso a uma variedade maior de fornecedores e produtos.

Melhore a experiência do cliente

Essa tendência que vem do B2C, mas não é típica dele, trata-se de observar o processo de compra através da coleta de dados em múltiplos pontos de contato usando omnichannel, para medir como esse comportamento afeta os resultados do negócio. 

Hoje, por meio do comércio unificado é possível aprimorar essa experiência, gerenciando todas as informações do negócio a partir de uma única plataforma, de maneira que todo o processo seja homogêneo. Assim, os compradores poderão combinar encomendas online com atendimento ao cliente offline, ou até mesmo visitas às lojas, enquanto aguardam a atualização automática das respectivas faturas.

Fortalecer as ferramentas digitais

Neste 2023, as empresas B2B devem olhar para além das formas tradicionais de marketing e trabalhar para expandir, usando ferramentas digitais como, por exemplo, um sistema de CRM (Customer Relationship Management em inglês), com o qual podem implementar estratégias de marketing eficazes e gerir as relações com os clientes de forma organizada e otimizada. Quando isso acontecer, será possível tornar suas ofertas mais atrativas, adaptando-se às novas necessidades do mercado e dos consumidores.

Veja também: Sistema de CRM para aprimorar sua estratégia de marketing

Diversidade de formas de pagamento

Nos últimos dois anos, a maioria das transações B2B e de comércio eletrônico envolveu pagamentos automatizados, tornando-os mais convenientes para ambas as partes. Para 2023, a previsão é de que esta tendência se mantenha com um grande leque de opções, tais como: cartões de crédito/débito, boleto, Pix, carteiras digitais, entre outras. É importante ter em mente que um sistema de pagamento facilitado também melhora os processos internos e a experiência do cliente.

Promoção do omnicanal  

De acordo com estudos, os compradores B2B gostam de ter a opção de se conectar com uma empresa por meio de diferentes canais: presencial e digital, dependendo da situação.  Se uma marca quer se destacar da concorrência, o omnichannel é essencial junto com uma estratégia contundente que ajude a atingir seus objetivos. 

A chave é ter várias maneiras de se conectar com os clientes, mas todas fazem parte de uma experiência unificada. Ou seja, mantenha as informações sobre seus produtos ou serviços atualizadas em todos os meios de comunicação utilizados.

Veja também: Como um software de gestão pode ajudar sua empresa a crescer?