A pandemia da Covid-19 envolveu múltiplas restrições e mudanças nos hábitos de compra, despertando novas necessidades e expectativas nas pessoas. Então, é o momento de inovar, revendo o papel das marcas e se adaptando as novas experiências de consumo. 

A pandemia acelerou diversas transformações que vieram para ficar, por isso as empresas de diferentes segmentos de mercado devem se adaptar ao novo comportamento do consumidor. Atualmente as pessoas estão priorizando o essencial e reduzindo as compras por impulso. Isso se deve também a alta na inflação e ao aumento do desemprego.

A seguir, confira quais são as principais mudanças na jornada de compra pós-pandemia.

Ouvir a voz do consumidor e suas novas expectativas

O consumidor deve estar no centro do negócio, e as empresas devem repensar continuamente suas propostas de valor para oferecer um atendimento que responda a esses novos desafios de maneira ágil. Conectar-se com o consumidor, ouvi-lo, entendê-lo a fundo, acompanhá-lo e ser empático será fundamental nos próximos tempos. 

Publicações em redes sociais, feedback através de questionários e serviços pós-venda, são algumas das ferramentas que você deve aderir para manter um diálogo permanente com os consumidores e assim compreendê-los melhor, sobretudo em contextos de mudança social.

Garantir o acesso aos produtos foi o primeiro desafio da pandemia. Mas depois deste momento inicial, as pessoas experimentaram novas rotinas, novos canais de compras e novas experiências, e hoje querem algo que as surpreenda, agrade e emocione, além de total segurança nas transações de compra online. 

O desafio das marcas será garantir uma experiência de compra e consumo que consiga conciliar todas estas exigências. Será fundamental que as marcas acompanhem de perto essas novas expectativas que estão em processo de fixação. 

Para entender como será a jornada de compra no pós-pandemia, é preciso ficar atento aos seguintes pontos: 

A consolidação do e-commerce

Nunca foi tão fácil comprar sem sair de casa. Seja em aplicativos móveis ou em e-commerces. De acordo com estudos, tem crescido as vendas através da internet. No entanto, o e-commerce não será um concorrente das lojas físicas e sim mais um complemento para as vendas.

Com uma variedade cada vez maior de produtos disponíveis online, não surpreende que a maioria dos brasileiros façam pesquisas no Google antes de comprar o produto que desejam. As pessoas querem se sentir confiantes de que encontraram a opção certa, sendo que o preço pode ser determinante para essa escolha.

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Outros fatores que influenciam na compra é o valor do frete e o prazo de entrega. E neste momento de incerteza, as tendências de pesquisa recentes mostram que os consumidores estão considerando uma série de informações adicionais. Eles também avaliam o valor da marca com base em análises de produtos, popularidade, sustentabilidade e muito mais.

Saber quem é seu cliente é seu maior triunfo

Definir sua persona de cliente nunca foi tão importante para saber produzir um conteúdo que vá de encontro com os interesses do seu público-alvo. Essa é uma forma de estimular os consumidores a comprar. Se antes existiam os clientes fieis a loja física, hoje qualquer pessoa que estiver usando as redes sociais pode ser um cliente.

Para ter assertividade na hora de oferecer uma solução é preciso conhecer o perfil de consumo de seus clientes. A partir disso você consegue responder algumas questões como: você tem o conteúdo certo para cada etapa da jornada de compra? Está devidamente adaptado às necessidades de cada segmentação?

Ao utilizar a segmentação de clientes e personas, você pode obter insights mais profundos para realizar estratégias de marketing mais eficientes. Desta forma, essas informações auxiliam na formulação da mensagem para transmitir a intenção da marca durante a jornada completa do cliente.

A tecnologia continuará a moldar os negócios 

A tecnologia está sempre refazendo o ambiente do varejo. Hoje, com o aumento da concorrência se tornou fundamental para os lojistas estabelecerem estratégias de marketing para se destacarem em seu setor de mercado. Neste contexto, sistemas de gestão empresarial têm sido muito utilizados para automatizar as operações e assim impulsionar os negócios.

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Por fim, as empresas que colocam o comércio eletrônico no centro de suas estratégias de negócios ganharam uma vantagem competitiva e estão mais preparadas para a era pós-COVID-19.