Empresas que vendem para outras empresas são B2B (business to business). Também há o B2C, business to consumer (empresas para consumidor), que são negócios voltados para o cliente final. Mas há outras fatores que diferenciam o e-commerce B2B do B2C.

Saber a diferença entre esses dois espaços é essencial para estabelecer uma estratégia de marketing eficiente. O comércio eletrônico é bastante amplo, cheio de possibilidades e está se popularizando cada vez mais. Ainda assim, para ter sucesso, não basta estar disponível apenas em plataformas digitais, é preciso também ter ações planejadas de acordo com o público-alvo.

A seguir, saiba quais são as principais diferenças entre o e-commerce B2B e B2C.

Características do E-commerce B2B e B2C

Basicamente, a diferença é o público-alvo. O B2B lida com transações de um negócio para outro. É o que acontece quando as empresas compram materiais ou produtos de um fornecedor. Varejistas e atacadistas também fazem parte desse espaço. Por outro lado, o B2C cobre operações de varejo para pessoas físicas.

As transações B2B têm características diferentes em comparação com as transações do consumidor. Por representarem vendas de uma empresa para outra, o tamanho das demandas é maior, assim como as operações.

As compras e vendas B2B costumam envolver um volume maior de produtos. Em vez de comprar uma caneta, a empresa comprará um lote com mil canetas, por exemplo. Ter um e-commerce B2B amplia ainda mais as possibilidades do seu negócio. Ao adotar uma estratégia de vendas digitais, sua marca atinge mais públicos e você consegue vender ainda mais.

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O que é e-commerce B2C?

O e-commerce B2C é o que acontece quando um consumidor compra um produto ou serviço pela internet. Os principais tipos de B2C são os grandes varejistas, como a Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre, por exemplo.

No e-commerce B2C, é importante focar na qualidade dos produtos, mas o consumidor também leva em consideração outros aspectos na hora de fechar o negócio como entrega rápida e preço.

Principais diferenças entre ambos os e-commerces

Muitas plataformas de e-commerce também vendem B2C e vice-versa. Para um negócio funcionar, ele precisa entender as diferenças entre os públicos e traçar uma estratégia eficaz. Saiba agora mais informações sobre as principais características de vendas para cada público.

Os negócios B2B podem levar mais tempo para comprar uma segunda vez, mas geralmente estabelecem parcerias de longo prazo com seus fornecedores. Tudo depende da política de cada empresa, pois algumas podem ter processos específicos para tentar encontrar o melhor preço.

Para o consumidor final, o processo de fidelização é diferente. Os consumidores finais podem comprar produtos com mais frequência; no entanto, eles também sempre farão uma comparação de preços em diferentes e-commerces para poupar dinheiro na compra.

No e-commerce B2C as pessoas físicas recebem seus pedidos em casa, enquanto uma empresa pode optar por retirar os produtos com caminhões próprios ou recebê-los em seu endereço comercial.

Os métodos de pagamento no B2C, normalmente são cartões de crédito e débito, Pix e boleto bancário. Além disso, há opções de parcelamento da compra.

Indicadores do e-commerce B2B

– Taxa de conversão: mede quantas visitas ao site se tornam vendas.

– Taxa de retenção de clientes: mede a capacidade de manter os clientes que compram produtos regularmente.

– Valor vitalício do cliente (CLV): mede o valor que os clientes fornecem ao fazer negócios com sua empresa.

– Experiência do cliente: analisa o quão bem as necessidades do cliente foram atendidas.

Indicadores B2C

– Taxa de conversão: mede quantas visitas ao site se transformaram em vendas.

– Visitantes frequentes, novos visitantes, carrinhos abandonados, valor total de vendas e número de vendas realizadas.

Estratégias de marketing digital

Tanto o e-commerce B2B quando o B2C exigem uma plataforma robusta para responder a todos os pedidos dos clientes. Independente do seu nicho, é importante que o seu negócio tenha um site que possa ser configurado de acordo com as necessidades da sua empresa, até mesmo em casos de e-commerce B2B e B2C combinados (quando as duas modalidades existem simultaneamente).

Você pode contar com uma agência de marketing digital para a criação de conteúdo e assim fornecer ao seu público informações sobre seu produto ou serviço. A Ageof está à disposição para atendê-lo.

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