Para uma empresa do setor industrial, são muitos os benefícios de se ter um sistema de gestão (ERP) orientado aos seus processos produtivos. As vantagens estão tanto no nível operacional quanto no controle e monitoramento de seus processos, mas antes de analisá-los é necessário esclarecer o que é um ERP. 

De um modo geral, um ERP é simplesmente um sistema de planejamento de recursos empresariais. É, portanto, uma ferramenta pensada para facilitar a gestão diária do negócio, e devido à sua evolução e possibilidades tornou-se essencial para a transformação digital de muitas empresas.

Você pode encontrar um sistema de gestão padrão que se encaixa em qualquer tipo de empresa ou versões específicas para diversos setores de mercado. 

Benefícios de um sistema de gestão para o setor industrial

Um sistema de gestão pensado para o setor industrial não inclui apenas questões relacionadas aos negócios internos. Também o que acontece na produção, pois tem tudo o que é necessário para registrar uma imagem absolutamente fiel dos processos de produção. Assim coleta todas as informações relevantes.

Um ERP também pode ajudar os funcionários a organizar melhor seu trabalho, pois facilita a interação com as máquinas da fábrica. E mesmo que a empresa tenha mais de uma planta produtiva, também ajuda a facilitar a interação entre elas.

Por outro lado, para a gestão da empresa, um sistema específico para o setor industrial permite:

– Que os gestores possam ter informações essenciais sobre a eficiência dos processos que são desenvolvidos na empresa ou nas unidades produtivas da empresa.

– Identificar quais são os processos menos eficientes de todos aqueles que estão sendo desenvolvidos.

– Encarar uma melhoria na organização da planta também é possível com um bom sistema de gestão.

– Ter as informações necessárias para eliminar gastos supérfluos e reduzir custos.

Veja também: Como um software de gestão pode ajudar sua empresa a crescer?

O sistema de gestão como facilitador do processo produtivo

Um sistema de gestão oferece inúmeras facilidades para a indústria, como:

– Facilita a comunicação e integração entre os setores (estoque, contabilidade, vendas, etc).

– Registrar e otimizar processos.

– Colaborar na medição de diversas variáveis-chave do processo produtivo, como custos unitários.

– Takt Time, ou seja, a velocidade com que as unidades dos produtos fabricados pela indústria são disponibilizadas aos consumidores; uma taxa que pode ser calculada com base no tempo disponível, bem como nas unidades que precisam ser produzidas em um determinado momento.

Um sistema de gestão é um dos elementos que podem ser utilizados em uma empresa para simular cenários de negócios que irão ou poderão ocorrer no futuro. Também para prever e testar o que pode acontecer se forem feitas mudanças em diferentes variáveis ​​relacionadas à produção. 

Da mesma forma, além de conectar a planta de produção com os escritórios centrais e administrativos, bem como com as plantas de outros ramos de produção da empresa, se houver, também permite que o setor de produção esteja em comunicação com outros departamentos, o que melhora o trabalho entre eles. 

Como escolher o melhor sistema ERP

Claro que os benefícios da utilização de um ERP na indústria serão aproveitados sobretudo se ele for escolhido de forma adequada e de acordo com o que a empresa precisa.

Para isso será necessário:

– Antes de escolhê-lo, faça uma lista de necessidades e verifique qual tipo de ERP atende aos requisitos.

– Saber como será sua implementação. Será preciso treinar funcionários para operá-lo?

– Um gerente deve ser nomeado responsável pelo seu gerenciamento.

Em suma, é preciso cuidar de todos os detalhes para que qualquer empresa do setor industrial possa aproveitar todas as possibilidades que um ERP oferece.

Saiba mais: Benefícios de usar um software de gestão empresarial

Conclusão

Por fim, diante das contínuas mudanças que ocorrem em qualquer indústria, especialmente em nível tecnológico, torna-se cada vez mais necessário um plano de transformação digital para responder a todas as necessidades do negócio. 

Muitas vezes pensamos que a inovação digital é apenas para grandes empresas, mas isso não é verdade. Uma empresa de médio porte bem gerida tem potencial para crescer e, por isso, deve ter as mesmas ferramentas que as grandes empresas.

Um sistema de gestão facilita a tomada de decisões, promove o crescimento empresarial e maximiza a lucratividade do seu negócio.

A Ageof conta com especialistas em softwares de gestão para ajudá-lo a implementar as melhores soluções. Entre em contato conosco para solicitar mais informações.