O ano passou e, quase sem perceber, estamos nas semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo. Agora, surge nas empresas a necessidade de implementar ações de marketing digital para aproveitar esta época do ano.
Dezembro é um ótimo mês para fazer promoções de fim de ano com ofertas especiais e descontos. Geralmente, o frete grátis é um dos pontos que os consumidores mais valorizam nas lojas virtuais. Já nas lojas físicas, um descontinho sempre cai bem. Entretanto, faça isso sem comprometer sua margem de lucro.
A seguir, confira algumas dicas para impulsionar suas vendas no Natal.
1 – Prepare sua loja
Nos últimos anos, foi grande a transformação dos hábitos de consumo. Agora, a jornada de compra do consumidor começa pela Internet. Portanto, dentro das ações de marketing de Natal é muito importante preparar a sua loja física e seus canais digitais para receber visitantes. Portanto, é fundamental estabelecer uma experiência multicanal.
2 – Aproveite as redes sociais
Outra ideia para vender no Natal é publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais. Plataformas como o Facebook e Instagram se tornaram um grande canal de comunicação com os consumidores. Isso porque possuem uma enorme capacidade de expor marcas e mostrá-las ao mundo através de conteúdos interativos. O Instagram, por exemplo, tem 1 bilhão de usuários. Isso demonstra o potencial da plataforma e confirma que as interações com os seguidores são uma oportunidade mais do que lucrativa.
Que ações você pode realizar?
Prepare um calendário de conteúdo: Isso pode ajudá-lo a organizar promoções de Natal e produtos que deseja lançar neste período de festas.
Realize pesquisas: Com este recurso você saberá o que seus seguidores mais desejam para oferecer oportunidades de compra tentadoras e que atendam às suas expectativas. Aproveite os stories do Instagram para esse tipo de iniciativa.
Aproveite o potencial do vídeo: Plataformas como Tik Tok ganharam enorme popularidade. Você pode aproveitar o vídeo para divulgar suas ofertas de Natal.
Não se esqueça: Conteúdo de qualidade é crucial para impulsionar os negócios da sua empresa neste Natal!
3 – Crie conteúdo de qualidade para o seu blog
Blogar é uma estratégia de marketing de conteúdo que certamente deve exceder o período de festas de fim de ano. Ter artigos no blog é sempre bom para ampliar as visitas ao seu site e conseguir um bom posicionamento nas página de busca do Google.
Por sua vez, isso é fundamental porque o tráfego orgânico tem a capacidade de gerar uma boa porcentagem de vendas.
Sendo assim, não deve faltar em suas ações de marketing neste Natal. A seguir, algumas dicas.
– Preparar conteúdo suficiente para ter um fluxo constante durante as semanas anteriores e durante as festas.
– Reciclar postagens antigas e preparar algumas novas.
– Usar algumas palavras-chave que sejam típicas da temporada e que, se você as trabalhar bem, poderão ajudá-lo a obter mais tráfego.
– E se você ainda não tem um blog, talvez seja o momento perfeito para começar um.
4 – E-mail marketing
O e-mail é outra parte essencial das suas ações de marketing de Natal. Porém, para que essa ideia de vender no Natal dê certo, é importante que suas mensagens sejam relevantes. Ou seja, conteúdos úteis e relacionados às necessidades do seu público-alvo.
Afinal, o e-mail marketing oferece a oportunidade de segmentar clientes, personalizar o conteúdo, fidelizar por meio da construção de relacionamento e mensurar resultados.
5 – Estabeleça um orçamento para o marketing digital
Se estiver dentro das suas possibilidades, tente promover sua empresa e seus produtos por meio de algum serviço de publicidade paga. Anúncios do Facebook, anúncios do Instagram ou campanhas do Google Ads são excelentes opções.
Usando o Google Ads você poderá saber quais campanhas funcionam melhor e qual a fonte de tráfego dos contatos que você está captando. Essas plataformas oferecem diversas métricas para que você possa medir o desempenho de suas campanhas e assim fazer ajustes, se necessário.
Isso lhe dará visibilidade extra em muito pouco tempo. É importante destacar o seu negócio e gerar curiosidade. A publicidade pode ser feita com base em produtos, serviços, ofertas, conteúdos nas redes sociais. As festas de fim de ano são um excelente momento para mostrar a proposta de valor do seu negócio. Lembre-se que, na hora de criar conteúdo, a qualidade do que você publica é muito importante.