O e-commerce B2B, ou comércio eletrônico business-to-business, é a venda de bens ou serviços por meio de transações online entre empresas. Como os pedidos são processados digitalmente, a eficiência da compra é aprimorada para atacadistas, fabricantes, distribuidores e outros tipos de vendedores B2B.
Historicamente, as empresas B2B demoraram a adotar o comércio eletrônico. No entanto, depois da pandemia da Covid-19, as expectativas dos compradores estão aumentando mais rápido do que nunca, por isso os negócios B2B precisam se manter atualizados.
Em meio a um cenário em evolução, os comerciantes B2B precisam decifrar as necessidades do comprador B2B moderno. Para ajudá-lo a modernizar seu negócio B2B e vender mais confira algumas dicas.
Tipos de e-commerce B2B
As tecnologias emergentes de comércio eletrônico estão reduzindo a barreira de entrada para empresas tradicionalmente B2C para adicionar um componente B2B (B2C2B) e, vice-versa, para empresas tradicionalmente B2B venderem diretamente ao consumidor (B2B2C).
Como um e-commerce B2B, você provavelmente se enquadrará em uma das seguintes categorias. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens, e alguns negócios podem até se enquadrar em várias categorias ao mesmo tempo.
B2B2C
O comércio eletrônico business-to-business-to-consumer (B2B2C) elimina o intermediário geralmente entre a organização B2B e o B2C, colocando as empresas em contato direto com o consumidor. Esse modelo pode ser melhor descrito observando como um atacadista ou fabricante interage com os modelos tradicionais B2B e B2C.
Nesses casos, o atacadista ou fabricante envia mercadorias para o B2B, e essas mercadorias são vendidas ao consumidor final. Então, em um modelo B2B2C, o atacadista ou fabricante chega ao consumidor final por meio de parceria com o B2B ou vendendo diretamente ao consumidor.
Com o comércio eletrônico B2B2C, essas transições acontecem online, muitas vezes por meio de vitrines virtuais, um site de comércio eletrônico ou até aplicativos. Em muitos modelos de comércio eletrônico B2B2C, o consumidor sabe que está recebendo produtos de uma empresa separada de onde os comprou.
E-commerce B2B: Atacado
As empresas geralmente compram mercadorias a granel por um preço mais baixo e retorno para vendê-las no valor de varejo, e as mercadorias geralmente são compradas diretamente do fabricante ou distribuidores. Essa forma de e-commerce B2B, chamada de atacado, também pode ser descrita como a venda de mercadorias para outros negócios.
Os modelos B2B de atacado estão presentes em diversos setores, incluindo varejo, food service, construção e médico, entre muitos outros.
Com o comércio eletrônico por atacado, tudo é digital usando uma plataforma de e-commerce B2B. Dessa forma, o atacadista pode exibir seus produtos com mais facilidade e criar uma experiência de compra mais eficaz.
Fabricantes
Os fabricantes produzem produtos em larga escala, utilizando peças e matérias-primas em combinação com trabalho manual e máquinas. No modelo de e-commerce B2B, os produtos são vendidos para outros fabricantes, fornecedores ou atacadistas.
A indústria automobilística é um bom exemplo de fabricantes em um mercado B2B. O fabricante cria peças individuais do carro, como uma bomba de combustível e um motor. Então, o fabricante vende essas peças para uma empresa automotiva que constrói o carro inteiro a partir das peças e as vende para o consumidor.
Além disso, 54% dos fabricantes querem vender diretamente aos consumidores. Sem dúvida, as expectativas dos compradores B2B estão mudando e os fabricantes precisam acompanhar o ritmo.
Distribuidores
Depois que um produto passa pelas mãos de um fabricante, há duas opções para o próximo passo: Se o fabricante preferir ter mais controle sobre o aspecto de venda de seu negócio, ele pode vender diretamente para o cliente final. No entanto, isso deixa responsabilidades como gerenciamento de pedidos, embalagem e marketing em suas mãos.
Por outro lado, um fabricante pode fazer parceria com um distribuidor para vender seu produto para eles. Nesse caso, o distribuidor trabalha em estreita colaboração com os fabricantes em um esforço para dar visibilidade às mercadorias que estão produzindo, com o objetivo de aumentar as vendas e movimentar seu produto ao longo do canal de distribuição.
Em um modelo de e-commerce B2B, a logística da venda acontece online, muitas vezes por meio de uma plataforma, o que cria maior oportunidade de crescimento. Assim como outros modelos B2B, os distribuidores estão trabalhando para reduzir o tempo de espera da venda à entrega e criar uma experiência que supere as expectativas do cliente.
Veja também: O que é branding: a estratégia capaz de mudar o seu negócio